sábado, 27 de fevereiro de 2010

Light on Yoga

O Sr. Iyengar tinha 73 anos em 1991 quando foi filmado numa sequência de retroflexões na sua escola de Yoga, o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Pune, India. Hoje em dia ainda pratica no seu estúdio, logo pela manhã, enquanto decorrem as aulas ministradas pela sua filha Geeta.
Desde que contactei pela primeira vez com o Yoga, o Sr. Iyengar tem sido uma referência constante na minha vida. Juntamente com a minha filha Ema, é o meu mais ilutre guru.
É belo observar como a prática de intensa se torna tão aveludada quando a consciência está presente...perceber a nossa Natureza, como os elementos se conjugam dentro de nós, das camadas mais superficiais às mais profundas, ajudam-nos a compreender a nossa postura dentro e fora da sala de prática.
Pessoalmente nunca acreditei na aplicação cega de técnicas após leitura exaustiva de livros roídos pelo tempo ou acabados de imprimir. Acredito na centelha de inteligência superior, presente em cada um de nós e acordada pela atenção. No Yoga chamamos-lhe budhi.
Aprendo continuamente com as minhas vivências como praticante, professora, mãe, companheira, amiga, filha, pessoa anónima que passa por outras milhares todos os dias na rua, que a violência tem muitas caras e é uma mera projecção da nossa incapacidade de lidar com as nossas limitações e que quando ela surge, devemos encará-la, procurar entender de onde vem e senti-la escorrer, como uma água morna...
Na sequência observem como a pele se alonga, acompanha tranquila e compassivamente o movimento dos músculos, dos ossos, da mente...


Sem comentários: