sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Ano do Tigre

Parece-me de uma hipocrisia incrível esta do governo da República Popular da China. Li na esta semana na Visão que a China e transcrevo "em consórcio com o Banco Mundial e ONG's" celebra a entrada do Ano do Tigre com uma operação de salvamento do maior gato do mundo Panthera tigris altaica, o tigre Amur, que sobrevive penosamente nas fronteiras com a Sibéria.
Não faço a mínima ideia de que medidas de conservação, se não mesmo de recuperação da espécie estamos a falar, de qualquer das formas nunca será só da espécie, mas do habitat, da fragmentação e alteração das suas características, o maior problema dos grandes carnívoros.
Assim, avanço com algumas sugestões: 1- máscaras de gás adaptadas aos focinhos dos felídeos para controlar a principal causa de morte na China: poluição atmosférica 2 - tabaco sem nicotina ou um sucedâneo e convencer os tigres a desistir do tabaco (segunda principal causa de morte neste país) com agressivas campanhas anti-tabágicas. 3 - em laboratório criar indivíduos desta subespécie sem qualquer palatibilidade, uma vez que, como se sabe, os chineses comem tudo o que mexe, são verdadeiros sobreviventes. 4 - para evitar a fragmentação do habitat da espécie, a população chinesa, passará, altruisticamente a viver acima do solo (ver Avatar), tendo o cuidado de mapear as populações de primatas por forma a não alterar o equlíbrio das espécies desta Ordem.
Apenas algumas medidas ambiciosas, mas deste lado vamos ficar de olho...

Como habitualmente convido os leitores do blog a verem o vídeo temático que se segue


Sem comentários: