sábado, 29 de novembro de 2008

O nosso Site já está on line!!!


Para acompanhar o tom positivo do post sobre a Isabel, após dias, semanas, de textos para cá, emendas para lá, foto daqui, foto dali, decide daqui, decide dali, os flatlanders e eu fechámos o assunto: já estamos na WWW!
Toda a info está disponível on line, para mair comodidade de todos.
Espero sinceramente que gostem...

Isabel


Uma notícia fantástica: a Isa já foi operada e correu tudo bem! Estou feliz por ela e já agora por mim (que grandes conversas nos esperam, quem sabe ao nascer do sol nos Himalaias?). Até já, Isa!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Isabel


Hoje foi operada uma querida amiga, a Isabel. Muito delicada a intervenção...Aguardo notícias com esperança que em breve possa voltar ao Sikkim e continuar o seu trabalho de voluntariado para que continue a dar lindos frutos...Até já, Isa...

sábado, 15 de novembro de 2008

Sopa de Miso


Este Sábado aconteceu o intensivo finalmente! Foi inspiradora a dedicação do grupo e a sopa de miso e o ghee (se já não faltava ghee por aqui, depois da passagem do Dr. Sandeep pelo estúdio é um must...) souberam lindamente depois de uma manhã intensa de prática!
Depois de simpáticos elogios à homemade sopa de miso e como prometido à Ana, aqui vai a minha receita, mas antes alguma info sobre o miso:
O miso é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com cereais. Após a fermentação dos grãos, a mistura é salgada, obtendo-se uma pasta espessa e nutritiva.
O miso foi inicialmente utilizado pelos cozinheiros japoneses, que o souberam apreciar e introduzir nas suas receitas de sopas e molhos requintados.
Graças ao processo de fermentação a que é sujeito, o miso é um alimento vivo (tal como o iogurte) que contém bactérias e fermentos vivos, facilmente assimilados pelo organismo, e muito benéficos para o equilíbrio da flora intestinal.
Dependendo do tipo de cereal adicionado aos feijões de soja, obtém-se um tipo de miso específico. Se for feito exclusivamente com feijões de soja estamos perante o miso hatcho, ou miso de soja. A variedade que se encontra com maior facilidade e frequência é o miso mugi, uma combinação de soja com cevada. Existe ainda o miso genmai, feito com feijões de soja e arroz integral. Uma vez que se trata de uma pasta relativamente concentrada em sal, deve ser utilizada com moderação por quem sofre de hipertensão arterial.
And now for something completely different...my miso soup:
Colocar numa panela a quantidade de água equivalente às porções de sopa que se pretende servir; de seguida, demolhar alga wakame (1-2 tiras cortadas) aproximadamente 10 minutos. Acender o fogão na chama máxima e enquanto se aguarda que a água ferva, corta-se às tiras finas cenoura e às rodelas finas nabo e alho francês. Os vegetais cozem entre 3 - 5 minutos. Entretanto, numa tigela, colocamos tantas colheres de chá de miso (o meu preferido é o de cevada) quantas porções de sopa; para homogeneizar e facilitar a dissolução na panela, vertemos um pouco de caldo e mexemos bem. Desligamos a chama do fogão, acrescentamos o miso, que se mantêm no calor, no entanto sem deixar ferver, por 1 - 2 minutos.
No final, podemos acrescentar cogumelos, tofu, ervas aromáticas, o que a nossa imaginação permitir. Bon apétit!
A Teresa Caldas é já no próximo fim-de-semana!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Intensivo Yoga com Teresa Caldas


O workshop com a Teresa Caldas está quase a chegar e vai ser fantástico!
Depois de viver vários anos em Amesterdão, onde abriu com grande sucesso um estúdio no centro da cidade, Teresa Caldas está de volta a Portugal por breves períodos, durante os quais dá workshops e intensivos de Yoga. A sua estreia em Lisboa será no nosso espaço, com uma prática intensa. Toda a info no texto abaixo. Até breve!
Todos os dias o mundo que nos rodeia deixa impressões no corpo e mente, moldando a condição psicofísica e relação com o nosso quotidiano…os antigos yogis chamavam-lhes samskaras. Como pérolas numa fiada, as samskaras são contas no colar do Karma.
Queimar as samskaras, impedir que novas se juntem é o papel do Yoga: mantendo sob o nosso controle a actividade psicomental, tomamos consciência de que não somos o que pensamos, não somos a nossa profissão, não somos o que vemos...
Este objectivo na vida de um yogi/yogini é conseguido com a ajuda do guru em si e dos mestres que o vão acompanhando ao longo do seu percurso…
Conheci a Teresa em Maio de 2008, no seu estúdio em Silves, Algarve. Não ia com qualquer expectativa. Na Índia, o yogi/yogini é-o ditado pela lei kármica e são extremamente respeitados na sociedade. Apresentam características distintivas, dedicam a sua vida à prática, com uma profunda e autêntica honestidade e humildade. No entanto, subitamente no Ocidente toda a gente tem vocação para ser professor de Yoga e mesmo guru e frequentemente, sem qualquer formação, aventuram-se a ministrar classes de asana e outros ramos da árvore do Yoga…Assim, fui guiada pela minha curiosidade natural.
A Teresa hoje em dia é uma das referências mais importantes na minha prática pessoal, bem como nas minhas aulas. Um guru, sem dúvida. O que pretendo oferecer aos meus alunos e a qualquer participante que nos acompanhe ao longo deste workshop é a oportunidade de estar perante uma yogini, uma mulher que nos transporta através da pele, músculos, membranas, até ao lugar onde nada e tudo existe. O resultado de um trabalho intenso em todos os aspectos do Ashtanga Yoga, uma prática tão diferente quanto lógica, integrativa e inteligente.

Para saber mais, consulte o site http://www.vijnanayoga.pt/

Orientação: Teresa Caldas

Local: GAIA – Centro de Hatha Yoga
Av. Duque de Loulé, nº1 – 4º direito 1050 – 085 Lisboa E: yogaeecologia@gmail.com

Horário (para ambos os dias):
09.00 – 13.00h
14.00 – 16.00h
O Intensivo decorre durante o fim-de-semana.
Sábado: prática de introdução ao método Vijnana Yoga;
Domingo: prática avançada.

De acordo com o seu nível de prática, poderá inscrever-se para os dois dias.

Custo: 70€/ dia, 120€ se optar por fazer os dois dias de intensivo. Está incluído pequeno-almoço e almoço leve.

Pagamento: Assim que tiver informação de disponibilidade de vaga, poderá proceder ao pagamento. Deverá fazer uma transferência bancária para o NIB 003502020003000540097, referindo no descritivo Intensivo e 1º e último nome, caso o faça através da Internet. Solicitamos que envie um sms ou um email confirmando o pagamento para que a sua vaga fique garantida.