quarta-feira, 28 de abril de 2010

Retiro de Yoga 10 - 13 Junho 2010


Finalmente novidades do nosso retiro de 2010! Mais um, cujo denominador comum com os anteriores é decorrer num espaço natural, uma ilha paradisíaca feita a pensar em eventos de desenvolvimento pessoal.

No entanto, nos eventos passados, ficava sempre um sabor a pouco no final...a sensação que ainda poderíamos ficar mais uns dias, que o processo estava claramente a meio, como muitos de vocês me foram dizendo ao longo do tempo...

Assim, este ano a proposta são quatro dias de retiro, só possível num fim-de-semana prolongado, umas verdadeiras mini-férias, ou a extensão das férias, trocando de destino a meio, terminando a semana num retiro de Yoga...porque não?

Pensando no melhor local, o que nos ocorreu imediatamente como palavras-chave foram: sem chuva, muito sol, campo, vida ao ar livre, práticas Yoga, alimentação detox, noites intensamente negras...Monte Mariposa!
Existe também a possibilidade de escapar e dar um saltinho à praia para um mergulho. O Monte Mariposa fica ao lado de Tavira, famosa pelas praias lindas e nesta altura ainda não estão a abarrotar...saudades da água salgada no corpo, depois desta chuva intensa...

As datas são 10 - 13 de Junho de 2010; para aproveitar bem, começamos logo no dia 10 de Junho, às 11.30h, com uma recepção aos retirantes e mais tarde um almoço especialíssimo preparado pela Susana Viçoso, a minha convidada, a quem solicitei a preparação dos menús especificamente para este retiro, seguindo assim a norma saudável da alimentação, adequando a dieta à altura do ano e actividade diária.

Todas as refeições serão preparadas e tomadas ao ar livre, quem quiser pode dar uma ajuda à Susana (ela agradece!) e teremos, entre outras actividades, duas aulas de culinária, a última para preparar o jantar festivo de despedida na última noite, sob as estrelas...

As práticas decorrerão numa sala totalmente envidraçada, mergulhada no coração do vale, envolvida por vegetação; teremos dois níveis desta vez: iniciados e intermédios, assim quem for pela primeira vesz a um retiro, não se sente completamente impossibilitado de acompanhar o ritmo...
A rotina, à semelhança de outros anos, é começar o dia com Pranayama e Meditação...

Quem desejar poderá ir no dia anterior, de 09 para 10 de Junho...

Sem mais conversa, aqui fica o link do site para navegarem à vontade pelo retiro:

www.retiros-yoga.com

Esperamos ver-vos lá, um grande abraço!
Antonia

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Iceland Rhapsody

Vivi estes últimos dias de "rush" louco num dos aeroportos da Europa Central que está prestes a receber meia Europa; estou a falar do aeroporto de Nice, encerrado todo o dia de Domingo e que reabriu na Segunda-feira apenas para vôos para a Península Ibérica.
Quando cheguei ao aeroporto, na Terça-feira de manhã, a visão que me esperava era apocalíptica: dezenas de camas de campanha, gente apinhada a receber refeições dadas pelos serviços administrativos do aeroporto...entretanto, lá fora, nas pistas, os aviões estavam no solo, parados, impotentes...o silêncio era de ouro, ouviam-se os pardais que entravam pelas placas de zinco, esvoaçavam e se aproximavam para debicar uma ou outra migalha...tive vontade de rir, não fosse as histórias bem tristes que conhecemos pelas notícias...
No entanto todos concordamos que é irónico, somos tão vulneráveis, de uma fragilidade imensa...anyway the wind blows...

E assim esta semana dedico a letra (que lhe assenta como uma luva!)e música do Bohemian Rhapsody ao nosso vulcão islandês, pessoalmente fiquei arrepiada com tamanha demonstração de poder...open your eyes, look up to the skies and see...





Entretanto...alguém sabe o que aconteceu com aquele petroleiro chinês que estava em risco de lançar toneladas de crude para o banco de coral australiano? Que conveniente este desviar das atenções, não vos parece?


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aula Aberta 01 de Maio


A imagem deste post é uma fotografia da pegada humana mais antiga descoberta até hoje. Este indício de presença de Homo erectus foi encontrado no Norte do Kenya e tem aproximadamente 1.5 milhões de anos.

A pegada humana constitui um indício de presença inequívoco: a localização dos diferentes arcos no pé, as dimensões dos dedos, a sua orientação, foi um processo lento, progressivo, à marcha bípede e posição erecta, que condicionou toda a nossa postura e fisiologia.
Nesta aula aberta, vamos dar um cheirinho do trabalho de consciência corporal que levamos a cabo no dia-a-a-dia nas nossas aulas e que começa sempre com esta questão fundamental do enraizamento, chave para a correção postural, início da reconciliação com o corpo.

Se pretender comparecer, aconselhamos a reservar um lugar o mais breve possível!


Info sobre o Evento
Data: 01 de Maio de 2010
Hora: 10.00-13.00h (chegar ao estúdio 5-10 minutos antes)

Contacto:
GAIA - Centro de Hatha Yoga
Av. Duque de Loulé, nº1 – 4º direito
1050 – 085 Lisboa
Tm: +351 96 508 53 20 (Antonia) E: yogaeecologia@gmail.com